Foto: Janio Seeger (Diário)
Desde as chuvas da semana passada, 600 pessoas deixaram suas casas em São Gabriel
Após as chuvas intensas dos últimos dias que fez com que cinco cidades da região central do Estado decretassem situação de emergência e milhares de gaúchos tiveram de deixar suas casas, o governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, na tarde desta terça-feira, o decreto de emergência em três cidades gaúchas: São Gabriel, Alegrete e Uruguaiana.
VÍDEOS: em Rosário do Sul, mais de 600 pessoas estão fora de casa
Segundo os dados do último boletim da Defesa Civil, o Estado tem cerca de 5.700 pessoas atingidas pela enxurrada, sendo ao menos 1.400 desabrigados. Em São Gabriel, cerca de 600 pessoas deixaram suas casas mas a maior parte delas já havia retornado. Enquanto há previsão de mais chuva para os próximos dias, o nível do rio é monitorado e caso volte a subir, as pessoas podem voltar a deixar suas casas. Na agricultura, os prejuízos atingem R$ 185 milhões no município. Em três dias, o acumulado de chuva no município chegou a 400 mm e a cheia do Rio Vacacaí é considerada a maior dos últimos 20 anos em São Gabriel.
De acordo com o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel Julio Cesar Rocha Lopes, o decreto é válido por seis meses. Com o reconhecimento oficial do governo do Estado, os três municípios têm, a partir desta terça-feira, 10 dias para apresentar relatórios de danos, que devem atingir os índices previstos pela legislação federal.
Saiba como ajudar famílias que foram atingidas pela chuvarada na Região Central
- Depois dessa etapa, o governo federal poderá homologar os decretos para que os municípios tenham acesso a recursos. Além disso, as pessoas afetadas também podem contar com auxílio, como o saque do FGTS, por exemplo - explicou o governador do Rio Grande do Sul.